Simers pede reforço no atendimento pediátrico para enfrentar a alta demanda 
Defesa

Simers pede reforço no atendimento pediátrico para enfrentar a alta demanda 

Compartilhe

12/04/2022 13:47

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, pede às instituições de saúde, que estão com superlotação no atendimento pediátrico, que ampliem a oferta de leitos e contratem mais pediatras para dar conta da alta demanda deste momento. “Precisamos fazer todos os esforços públicos e privados para atender a grande procura por atendimento de crianças que sofrem com doenças respiratórias, processo agravado pela queda das temperaturas e retorno ao convívio presencial nas escolas", explicou o presidente do Simers durante o lançamento da campanha SOS - Emergência Pediátrica, nesta terça-feira, 12, na sede da entidade.

 

Rovinski argumenta que a situação em Porto Alegre piorou com o fechamento do atendimento materno infantil na PUC, há dois anos, e a transferência de tratamento para o hospital materno infantil Presidente Vargas (HMIPV). Naquela época, as equipes de pediatria foram desmobilizadas porque o momento era de priorização aos casos da Covid-19. Agora, tanto o HMIPV como outras instituições de saúde precisam se reestruturar para garantir o atendimento com a contratação de pediatras, a partir de valorização adequada, e bom ambiente de trabalho. Na noite passada, as emergências pediátricas do Hospital da Criança Conceição e Presidente Vargas tinham mais de 50 crianças, em cada, há espera de atendimento.

 

O presidente do Simers destaca, ainda, que a prefeitura da Capital promete socorro pediátrico no hospital Vila Nova, na zona sul da Capital. Para o próximo mês, a informação é que o Hospital da Criança Santo Antônio, no complexo da Santa Casa, sinaliza com a ampliação do atendimento e a contratação de mais médicos pediatras.

 

A Campanha tem como objetivo alertar sobre a crise no atendimento pediátrico em Porto Alegre e na Região Metropolitana, agravada com o fechamento/redução dos serviços de pediatria, assim como redução de leitos de UTI em instituições de saúde. Também para buscar alternativas para que o atual quadro seja alterado. A entidade seguirá monitorando de perto o assunto, contactando com autoridades e gestores das instituições de saúde para melhorar o atendimento à população e adotará novas ações dentro da Campanha SOS – Emergência Pediátrica.

 

Também participaram da coletiva de imprensa de lançamento da Campanha SOS – Emergência Pediátrica, os diretores da entidade médica e pediatras: Anice Metzdorf, Guilherme Peterson e Daniel Wolff.

Tags: Medicina Médicos Pediatria SOS - Emergência Pediátrica

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política